logo

A igreja

« Voltar

 

IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE IGUATU - 73 ANOS PROCLAMANDO A BANDEIRA DO EVANGELHO


 

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus completa  este ano seu 73º aniversário de sua fundação na cidade de Iguatu.

 

É bem verdade que todos os relatos históricos das igrejas sempre são bonitos, comoventes.  Mas, para todos os assembleianos  a  história de fundação da Igreja Evangélica Assembléia de Deus  em Iguatu traz um sabor especial, pois é uma verdadeira história de lutas e que hoje se colhe os frutos de uma importante semeadura que teve início a muitos anos atrás.

 

Começando em tempos longínquos, na década de 30, quando o Pastor Francisco Adriano deixou a Serra da Donana e veio estabelecer os primeiros trabalhos de nossa igreja aqui em Iguatu, lugar onde os dias eram difíceis para a pregação do evangelho, pois existia uma grande desconfiança em relação as novas denominações, causando até mesmo perseguições por questões religiosas.

 

Com o trabalho de evangelização, oração e discipulado iam sendo acrescentados novos irmãos ao corpo da igreja, possibilitando que, finalmente, no dia 13 de junho de 1937, fosse fundada a Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Iguatu, tendo sido inclusive registrada em cartório como Sociedade Evangélica Assembléia de Deus, constituindo-se assim perante a sociedade iguatuense como pessoa jurídica, em pleno gozo de seus direitos e deveres legais.

 

Desde então, a Igreja têm crescido e desenvolvido o seu papel de promover a orientação espiritual, a evangelização de pessoas e a assistência social.

 

Muitos contribuíram para este crescimento.  Homens e mulheres que envolvidos pelo amor a Deus,  foram importantes na propagação do evangelho e na estruturação do Reino de Deus em nossa cidade, todos crendo e auxiliando os pastores que por aqui passaram. Entre eles, muitos anônimos, esquecidos pelo tempo, porém, lembrados por Deus, e com seus nomes escritos nos anais do Céu e no Livro da Vida. Irmãos que não poderíamos deixar de citar como Raimundo Rodrigues (pioneiro da obra), Antônio Paulo (presbítero que serviu ao Senhor dirigindo varias congregações),  Presbítero Cazuza,  Presbítero João Gomes, Diácono  Antônio Leite,  Irmão Moreira, um dos primeiros membros da igreja (um evangelista anônimo),  e muitos outros que não se encontram mais entre nós. Emilia Duarte e Francisca de Lucena, são  outros dois exemplos dignos de serem citados. Duas mulheres abnegadas que mesmo em meio as  dificuldades e perseguições não abriram mão da experiência que tiveram com Deus, tornando-se assim pioneiras desta obra.

 

Temos que registrar aqui também uma história de vida dedica até hoje ao Senhor. O Evangelista  Eurico Rodrigues, com seus  noventa e três anos de idade,  pioneiro da igreja e que se encontra ainda colaborando  no ministério.

 

Hoje a igreja Assembléia de Deus de Iguatu tem sua sede,  na praça Caxias e mais 38 (trinta e oito) congregações espalhadas em todo município, contamos também com uma fileira grande de obreiros dentre as mais de quatro mil pessoas que são membros ou congregam na igreja. Igreja, que também é missionária,  temos   enviado vários obreiros para o campo  em nosso estado e também  hoje um grupo de jovens que estão em seminários, em vários estados do país, se preparando para realizar a obra de Deus.

  

Todo o crescimento desta obra também se deve  ao valioso esforço de vários homens de Deus, que com amor e dedicação cumpriram o “Ide” do Senhor, evangelizando e realizando juntamente com os irmãos locais grandes coisas em prol desta obra.  Estes homens são os vários pastores que já passaram pela cidade de Iguatu, e que mesmo não se tendo total conhecimento das realizações de alguns, temos certeza de sua importância na história desta igreja e por este motivo queremos aqui destacar e agradecer  pelo empenho destes servos do Senhor, reconhecendo o trabalho de cada um deles e também de seus familiares.

 

PASTOR FRANCISCO ADRIANO

Homem abnegado, destemido e desbravador. Foi ele quem realizou oficialmente o primeiro culto nesta cidade.

 

PASTOR EMÍDIO GRANJEIRO

Destacou-se por amar e dedicar-se a oração.

 

PASTOR ANTÔNIO ALVES DOS SANTOS

Homem corajoso, que não mediu esforços para evangelizar até os lugares mais longínquos.

 

PASTOR FRANCISCO HENRIQUE DAS CHAGAS

Pastor  Chaguinha, se destacou principalmente por ter sido realizada na sua gestão a inauguração do primeiro Templo da Assembléia de Deus no Iguatu, na Rua 27 de Novembro.

 

PASTOR OSMAR LIMA E SILVA

Destacou-se na evangelização.

 

PASTOR MANUEL PAULO DA SILVA

Homem sincero, humilde e zeloso pela doutrina.

 

PASTOR MIZAEL DE SOUSA LIMA

Entre as suas realizações estar registrada a construção do novo templo sede na Praça Caxias.

 

PASTOR ELIAQUIM RODRIGUES

Na época, um jovem e dinâmico pastor, com visão missionária.

 

PASTOR FRANCISCO BEZERRA FILHO

Este vindo do campo missionário, se destacou  pela sua visão de crescimento e organização.

 

PASTOR JOÃO BEZERRA

Obreiro experiente, com mensagens eloqüentes e seguras.

 

PASTOR OTONIO RAMALHO

Sempre bem humorado e comunicativo.

 

PASTOR ANTÔNIO JOSÉ DE AZEVEDO PEREIRA Empreendedor e sábio,  tinha como uma das suas qualidades mais aparentes o equilíbrio.

 

PASTOR ISRAEL RAMOS DE OLIVEIRA

Homem zeloso pela instituição ao qual faz parte até hoje.

 

PASTOR JOSÉ TEIXEIRA MOURA

Mais conhecido como Pastor Zezinho, é hoje o atual pastor presidente da Igreja de Iguatu. Homem pacato, carismático e eloqüente nas suas mensagens,  vem demonstrando nas suas realizações maturidade e segurança. Está a frente da Igreja a mais de três anos.

 

Todos estes pastores que passaram por Iguatu, foram, são e sempre serão importantes para a história de nossa Igreja e para cada membro da Assembléia de Deus de Iguatu.

 

Ao comemorarmos os 73 anos da igreja em nossa cidade, pensamos no que se passou e imaginamos o que nos sobrevirá. Sem saber a dimensão das vitórias que nos sobrevirão, alegramo-nos em saber, irrefutavelmente, de um fato óbvio e real: enquanto estivermos com o senhor, ele conosco estará, e assim, o que nos sobrevirá serão vitórias e mais vitórias.

 

Alegra-se o nosso coração ao saber que, de um pequeno núcleo dirigido pelas irmãs Emilia Duarte e Francisca Alves Lucena e dos irmãos Eurico e Raimundo Rodrigues foi que, num pequeno salão, alugado próximo a praça Caxias, local onde hoje é situado o templo central, surgiu essa notória projeção religiosa chamada Assembléia de Deus, que tanto tem realizado, não só na área espiritual como também a social, privilegiando, assim, essa tão agradável cidade.

 

 

« Voltar